REPORTAGEM ESPECIAL: GRANDES MARCAS SE COMPROMETEM A CORTAR RESÍDUOS PLÁSTICOS DE SUAS OPERAÇÕES
Nações Unidas consideraram a iniciativa, que reúne 250 organizações, o maior e mais ambicioso esforço até agora para combater a poluição deste tipo
Resíduos de plástico em plantação de óleo de palma na Malásia Foto: LAI SENG SIN / REUTERS
Grandes marcas, da Coca-Cola à Nestlé, prometeram dia 29/10, cortar todos os resíduos de plástico de suas operações no que a Ogranização das Nações Unidas (ONU) chamou de o esforço mais ambicioso até agora para combater a poluição por plásticos.
A iniciativa é uma reação ao aumento da pressão pública sobre os fabricantes e varejistas para impedir a enorme quantidade de embalagens de plástico, que está entupindo aterros sanitários e sufocando os mares.
"Sabemos que a limpeza de plásticos de nossas praias e oceanos é vital, mas isso não vem impedindo que a maré de plástico entre nos oceanos todos os anos. Precisamos encarar a fonte deste fluxo", disse Ellen MacArthur, marinheiro britânico que está por trás da iniciativa de plástico.
O compromisso firmado por 250 organizações incluiu muitos dos maiores produtores de embalagens do mundo, marcas líderes de consumo, varejistas e recicladores, bem como governos e ONGs. A Fundação Ellen MacArthur lançou seu Compromisso Global da Nova Economia de Plásticos em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Os signatários prometeram eliminar o plástico descartável e de uso único e inovar para que todas as embalagens possam ser recicladas, com metas a serem revisadas regularmente e atualizações postadas em seu progresso para impulsionar a empresa, disse a fundação.
MAIS PLÁSTICO DO QUE PEIXES EM 2050
O Pnuma estimou que, se as taxas atuais de poluição continuarem, haverá mais plástico no mar do que peixes até 2050, já que 8 milhões de toneladas de garrafas e resíduos inundam os oceanos a cada ano, matando a vida marinha e entrando na cadeia alimentar.
Os eforços agora se concentram na limpeza da poluição por plásticos. Este compromisso é sobre a eliminação da poluição em sua origem ", disse Rob Opsomer, que lidera a Iniciativa da Nova Economia de Plásticos da Fundação, da Fundação Thomson Reuters.
Erik Solheim, diretor executivo do Pnuma, descreveu o compromisso como "o conjunto mais ambicioso de metas que vimos até agora na luta contra a poluição por plásticos".
Na semana passada, o Parlamento Europeu votou a favor da proibição total de itens plásticos descartáveis, incluindo canudos e talheres, em uma tentativa de conter a poluição.
AS PIORES POLUIDORAS DO MUNDO
Três das marcas que se inscreveram, Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé, foram recentemente apontadas como as piores poluidoras do mundo, de acordo com um índice do movimento Break Free From Plastic. Na América do Norte, essas três marcas responderam por 64% de toda a poluição plástica identificada nas limpezas, de acordo com a análise.
"Estamos focados em melhorar a sustentabilidade de todas as nossas embalagens e aumentar a quantidade de material reciclado e renovável", disse Ben Jordan, diretor sênior de política ambiental da Coca-Cola, à Thomson Reuters Foundation.
A PepsiCo disse que fez uma série de promessas em uma tentativa de "construir uma empresa onde os plásticos nunca precisam se tornar resíduos".
"Proteger nosso planeta é extremamente importante para nós. Estamos comprometidos em atingir 100% de embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025 ", disse o porta-voz da PepsiCo, Gian-Carlo Peressutti, à Thomson Reuters Foundation.
Fonte: O Globo |