SITIVESP inicia projeto piloto de Curso EAD para pintores
Grupo de 22 profissionais está participando da edição, que permitirá testar e aprimorar o programa de aulas, a sequência didática e diversos outros aspectos.
O ano de 2022 começa com uma grande novidade na área de capacitação de pintores: o Curso de Pintor Imobiliário no formato EAD (Ensino a Distância), desenvolvido pelo Sitivesp, com o apoio do SENAI. No dia 18 de janeiro, iniciou-se a edição piloto, para verificar, na prática, todos os aspectos que foram planejados para esse curso inovador: o programa definido, o conteúdo de cada aula, a forma de apresentação, as questões tecnológicas relacionadas à transmissão online e ao acesso dos alunos, assim como os mais variados aspectos que podem ser aprimorados para o lançamento da versão definitiva.
A edição piloto, que vai até o final de abril, conta com a participação de 22 profissionais, incluindo técnicos das empresas que patrocinam o curso e pintores experientes. O grupo convidado para essa edição envolve pessoas que têm conhecimento técnico mais aprofundado e longa experiência em pintura imobiliária, reunindo as melhores condições para opinar sobre o conteúdo e contribuir com sugestões para tornar o curso mais alinhado às necessidades do seu público-alvo, que é formado por pintores já atuantes (com menos experiência e/ou com lacunas na formação) e por outros profissionais interessados em atuar na área.
Ao longo dos quatro meses do curso piloto, serão abordados conteúdos relacionados à gestão e ao atendimento (como planejamento, orçamento e postura), aos cuidados com a segurança e o meio ambiente, assim como os temas técnicos mais relevantes: características e aplicações dos diferentes produtos, tipos de substrato, técnicas de pintura, materiais e ferramentas, cores, principais patologias, entre outros.
Com carga horária de 160 horas, em 10 módulos, o curso envolve aulas teóricas virtuais e aulas práticas presenciais, além de webinars semanais com duração de duas horas. As aulas virtuais ficam disponíveis para acesso a qualquer momento, cabendo a cada aluno fazer a sua programação. Porém, é recomendado aos alunos que, quando possível, as assistam nos horários pré-definidos, para permitir a interação e estimular o debate.
Depois da realização da edição piloto, serão feitos os ajustes necessários e, ainda este ano, o Curso passará a ser oferecido regularmente, ao público em geral.
O Curso EAD Sitivesp conta com o patrocínio de 11 empresas, que viabilizaram o seu desenvolvimento: AkzoNobel, Alessi, BASF, Ciacollor, Eucatex, Iquine, Killing, Lukscolor, Salvabrás, Sherwin-Williams e Universo Tintas e apoio institucional da ABRAPP.
“Essa é uma iniciativa totalmente alinhada com a prioridade conferida pelo Sitivesp à capacitação. Além de estarem mais preparados para os desafios tecnológicos e de relacionamento com clientes, os alunos receberão um certificado que lhes trará reconhecimento e valorização profissional. Isso é fundamental para que se fixem na profissão e ofereçam serviços cada vez melhores”, afirma Douver Martinho, presidente do Sitivesp.