SITIVESP LANÇA LIVRO COMEMORATIVO DOS SEUS 80 ANOS DE HISTÓRIA

Publicação resume os principais momentos da atuação desde 1941 e mostra para onde a indústria de tintas e vernizes está caminhando.

O livro Sitivesp: 80 anos de realizações e conquistas é um dos destaques das comemorações das oito décadas de atuação completadas pelo Sindicato. Lançado no último dia 03 de dezembro, durante o jantar de celebração dos 80 anos, ele foi produzido ao longo do ano, em um processo que envolveu pesquisa de imagens e informações, seleção de colaboradores, obtenção de depoimentos, criação de um projeto gráfico e de uma capa atraentes, sem contar todas as tratativas referentes à busca de patrocínio para viabilizar esse projeto.

O resultado foi um livro sofisticado do ponto de vista visual, com utilização de modernos recursos e muita cor, e cujo conteúdo tem muito valor para quem quer saber mais sobre o passado, presente e futuro da indústria de tintas. São 180 páginas no formato 27 x 27 cm, impressas em papel nobre, encadernadas em capa dura, com apresentação impecável.

Do ponto de vista editorial, o projeto é extremamente criativo e diferenciado. Em lugar de um relato cronológico da história dos 80 anos – como é normal em publicações do gênero –, o livro conta com textos de oito personalidades de grande relevância para o Sindicato e o setor. Começa por um Prefácio de Douver Martinho, presidente do Sitivesp, destacando o grande feito que é chegar a 80 anos e explicando o papel de referência que o livro passa a ter. Na sequência, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, relata os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Antônio Carlos de Oliveira e Paulo César Abrantes de Aguiar, respectivamente diretor-executivo e presidente-executivo do Sitivesp, tratam dos grandes momentos da história do Sindicato, começando com uma linha do tempo e descrevendo em mais detalhes os últimos anos. Já Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América do Sul, escreve sobre sustentabilidade, destacando o papel das tintas e o amplo leque de ações já conduzidas pelo setor, além de comentar os desafios do futuro. Por sua vez, Freddy Carrillo, presidente da Sherwin-Williams no Brasil, analisa o mercado de tintas no Brasil, iniciando com dados históricos até chegar ao momento atual, em relação ao qual apresenta um retrato bastante completo.  O texto seguinte é de Marcos Allemann, vice-presidente de Tintas Decorativas da BASF, que aborda especialmente a tecnologia e a inovação, assim como as tendências (como ESG e digitalização) que devem ser consideradas para o futuro do setor. Finalmente, Paula Csillag, presidente da Associação ProCor, explica as tendências de cores utilizados ao longo dos anos na decoração imobiliária.

O conteúdo do livro abrange também 19 depoimentos de lideranças do setor e de áreas com as quais se relaciona, assim como a relação de todas as diretorias do Sitivesp ao longo do tempo e uma galeria de fotos dos seus presidentes. Ao final, há ainda uma ficha técnica de todas as empresas que contribuíram para viabilizar a publicação.

Como diz Douver Martinho no Prefácio, o livro “mantém a memória do que já fizemos e descortina os horizontes do nosso itinerário futuro. Esperamos que o rico conteúdo que reunimos sirva como inspiração para novas realizações e como referência para quem deseja saber mais sobre o nosso setor e os importantes papéis que desempenha”.

Associados Apoiadores